quarta-feira, 28 de abril de 2010

Vida cristã e oração

Costumamos "definir" a oração como uma fala com Deus: eu falo com Deus. Mas não poderia ser o contrário: a oração é a fala de Deus comigo? Deus fala comigo. Essa formulação, no entanto, não é muito feliz, pois já usamos o termo Deus, tornando-o algo colocado à nossa frente como um sujeito humano que fala comigo; além disso, coloca a ação em Deus, tornando o orante passivo.

A fala de Deus comigo. A dificuldade dessa formulação é Deus. Quem é ele? Como fala comigo? Onde se encontra? Não o vejo, não o ouço, não o toco. Posso certamente imaginar um Deus, com o qual entro em contato. Mas não estaria então falando com a imagem projetada por mim? Não estaria então falando comigo mesmo?

Como é então a oração? É a ressonância do divino. Um exemplo para entender isso. Um organista, debruçado sobre o órgão, toca uma fuga de Bach. O livro com as notas musicais está diante de si. Os dedos transmitem a leitura das notas ao órgão. Dali surge a música. Todo o seu ser é concentração. Para onde se concentra? Para a ressonância da melodia de Bach, a fim de ser entoado por ela.

Ser orante é ser ressonância, campo da sensibilidade para o apelo do invisível, inaudível e inconcebível vindo de Deus. A essência da oração é um dom que cai no silêncio da espera, fazendo ressoar a oração. Não é mais o orante que reza. É Deus que entoa o orante. Estar livre para o silêncio da espera é a suprema ação que o ser humano pode realizar.

A busca da ressonância do divino se concretiza como oração em pedir e buscar, sem cessar, com insistência e fervor, a boa vontade, inteiramente aberta ao toque de Deus; como meditação em desarmar e desabitar a mente de representações e idéias alheias à escuta límpida da Palavra de Deus, a exemplo da atitude de Maria (Lc 2,50-51: "Maria, porém, conservava todas essas palavras, conferindo-as no seu coração" e Lc 2, 19-20 diz: "sua mãe conservava todas estas palavras no seu coração); como contemplação para se dispor inteiramente a receber o Reino de Deus e a sua Justiça.

Uma das modalidades mais freqüentes de oração é a oração de petição. Um exemplo: eu estou necessitando urgentemente da cura de doença mortal de uma pessoa amiga. Já esgotei todos os recursos de auxílio humano. Peço a Deus com toda confiança a cura da doença. O que quer dizer "com toda confiança"? Confiança da certeza de que Deus vai me atender como eu acho que devo ser atendido? Digamos que Deus silencie, não me atende; a pessoa amiga é colocada numa situação absurda de um sofrimento inútil; você não mais pode acompanhar com seu poder e seu saber a pessoa amiga no seu caminho de encontro com Deus.

Portanto, pedir com toda confiança é dizer de todo o coração: seja feita a tua vontade. Mas dizer isso significa acolher de todo o coração a impossibilidade de saber, de dizer, de medir o que seja a vontade de Deus! Nesta perspectiva, que sentido tem, então, a oração de petição? Oração não é nenhum mérito no sentido de aquisição de direito que obrigue ao Pai a ouvir o pedido. O pedido se dirige antes à bondade, à benignidade do Pai que nos ama, não porque somos bons, mas porque ele é bom.

A oração de petição é, portanto, a expressão de uma entrega total nas mãos de Deus; é dizer-lhe com ternura e gratidão que o amamos não porque ele nos presenteia, mas porque confiamos, contamos com o seu amor e queremos amá-lo na gratuidade. Por isso amamos a Deus, aconteça o que acontecer. Se Deus não vem ao encontro de nosso pedido, não mais perguntamos: será que Deus é Pai? Em vez disso, dizemos: o que quer dizer esse fato para uma maior compreensão do amor? Essa atitude faz brotar a disposição de em tudo tentar descobrir o bom, tentar ler e decifrar o sentido dos acontecimentos, na certeza de ali encontrar uma manifestação nova do que seja a benignidade de Deus.

2 comentários:

  1. Deus para alguns pode signficar so uma palavra mais sera que essa palavra pode esta associada a algum quem agente desse conhecer(Deus) todo sere humano tem nome e essa pessoa existe pq Deus não existe tambem nosse nao podemos ver, ouver ou sinto seu carinho. Agente pode senti sua voz seu amor por nosse sempre mortaz e so para em qualquer lungar e olhar para frente ou mesmo arento posse ele esta sempre ao seu lado.

    ResponderExcluir
  2. Tem gente que sabe falar de Deus
    Tem gente até que sabe conversar com Deus
    Mas poucas pessoas sabem calar
    para que Deus lhe possa falar.

    Deus esta sempre conosco
    So que estamos sempre ocupados
    de mais para percebe-lo.


    Dedique um momento do seu tempo
    para Deus
    Ele entregou seu filho a morte
    por vc.

    ResponderExcluir